Dedica-se em especial ao Direito Bancário e Financeiro, Capital de Risco, Fusões e Aquisições, Societário e Valores Mobiliários (Mercado de Capitais). Contencioso relacionado com estas áreas.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa em 1985. Está inscrito como advogado na Ordem dos Advogados desde 1987.
Tem o grau de especialista em Direito Financeiro atribuído pela Ordem dos Advogados.
É mencionado nos directórios Chambers & Partners e Legal 500 em áreas como Corporate and M&A, Banking and Finance e em Private Equity.
É fluente em inglês, francês e espanhol.
"Sou advogado porque gosto de resolver os problemas da vida, que são muitos... mas a Vida não é um deles. Gosto de estar com os amigos e com quem me faz despertar o sentido crítico. Gosto de andar a pé... à beira do Tejo e na Serra do Louro. Gosto de me levantar cedo e de aprender coisas novas. Gosto de ouvir música... do meu tempo (bom velho Rock) e clássica (Mozart, Bach, Vivaldi...). Gosto de ler: jornais, revistas, biografias, história (Século XX). E poesia ... (todos os caminhos vão dar à rima). Gosto de rir... mas apenas de coisas engraçadas e de Alegria."
Foi sócio da sociedade de advogados “Serra Lopes, Cortes Martins & Associados, Sociedade de Advogados” (2001/2011).
Foi Director Responsável do Departamento Jurídico, Secretário do Conselho de Administração e membro do Conselho de Créditos e Risco, do Conselho de Investimentos - Acções e do ALCO do Banco Espírito Santo de Investimento, SA. (1990/2000).
Foi membro da Assessoria Jurídica do Conselho de Administração do Banco Espírito Santo, SA. (1996/1998).
Foi assessor jurídico do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros (1988/1990).